COORDENADORA PEDAGÓGICA
É responsável por buscar alternativas pedagógicas necessárias para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, realizando análise contínua e adotando medidas necessárias para seu aperfeiçoamento.







EDUCAÇÃO
-
Integrar o deficiente físico e cognitivo ao sistema educacional de acordo com as
possibilidades do educando. Os assistidos participam de oficinas e constroem, confeccionam produtos artesanais, inclusive com sucata, sacolas retornáveis, decoupage, bordado, bijuteria.
- Atendimento educacional especializado do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de pessoas com deficiência física/cognitiva, com pedagogos especializados;
- Ensino Fundamental
Para o ano letivo de 2019 a Escola Especial Eunice José Viera, mantida e anexa à Associação Pestalozzi de Petrópolis, autorizada pela Secretaria Estadual de Educação sob nº 408 continuará ministrando suas atividades contextualizadas no 1º segmento do Ensino Fundamental, obedecendo às normas e diretrizes pela Lei LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), com adaptações às características individuais de seus educandos.
SERVIÇO SOCIAL
- A instituição trabalha na política de Assistência Social, priorizando a família, percebendo a fragilidade desta nas diversas formas: econômica e estrutural, atendendo, encaminhando e acompanhando;
- Desenvolvimento de atividade extraclasse, (cultura e lazer) a fim de estimular o desenvolvimento pessoal, interpessoal do deficiente físico/cognitivo e interação com a família e comunidade;
- Rede socioassistencial, encaminhamento, acompanhamento, agendamento para os setores de saúde, educação, Assistência Social, visto a complexidade e a necessidade de uma equipe especializada, frente à amplitude do deficiente;
- Encaminhamento para projetos profissionalizantes, que buscam a integração do deficiente ao mercado de trabalho;
- Participação em reuniões dos Conselhos: CMAS, CMDCA, CMDPD, Audiência Pública, congressos, Conferências e Palestras,
- Encaminhamento da equipe para cursos de capacitação;
- Visita Domiciliar.





FONOAUDIOLOGIA
Atuar no processo educacional, avaliar e corrigir as alterações da fala, comunicação, voz, audição, escrita, leitura e aprendizagem.
- Avaliação diagnóstica a partir do laudo neurológico, para traçar planos de atendimento;
- As atividades propostas neste setor são voltadas principalmente para habilitação e reabilitação das funções da fala, audição, linguagem oral e escrita, respiração, mastigação e deglutição.
PSICOLOGIA
Atua no processo educacional, realizando anamnese, avaliando, criando estratégias, plano terapêutico, intervenções e acompanhamento psicológico. Participa de reuniões regulares com os demais profissionais da instituição que acompanham o aluno (professores, fonoaudióloga, fisioterapeuta, serviço social), encaminha o aluno para avaliação de outros profissionais quando necessário (Neurologista, Psiquiatra), orienta e aconselha os responsáveis pelo aluno, elabora laudos e relatórios sobre o andamento do processo terapêutico.




FISIOTERAPIA
Atua no processo de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência física/cognitiva: avalia o aluno que for encaminhado ao setor, realiza anamnese junto aos pais ou responsáveis, elabora o diagnóstico fisioterapêutico. Elabora o plano terapêutico adequado a cada caso; reavalia sistematicamente o paciente reajustando ou alternando as condutas fisioterapêuticas; pareceres e relatórios; orienta os familiares para estimular exercícios e manobras a fim que sejam ministrados em casa, visando com isso a reabilitação e consequentemente o sucesso do tratamento.
ARTETERAPIA
Este profissional busca um entendimento do homem com ser holístico e integrado ao seu meio social, ativando e realizando a comunicação entre consciente e inconsciente; colabora para a compreensão e resolução de estados afetivos e conflitivos; favorece e auxilia o autoconhecimento e o aumento da autoestima; trabalha a coordenação visual-motora através da colagem, do mosaico, da pintura, da modelagem e da música; favorece a promoção, manutenção e recuperação da saúde, promovendo transformações nos níveis físico, mental, emocional e social.





ODONTOLOGIA – "SOMOS TODOS ESPECIAIS"
O serviço de odontologia é realizado em parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/FASE) e a equipe do projeto de extensão onde os graduandos, coordenados por dentistas colaboradores, realizam atendimento odontológico no consultório da escola.
O serviço de odontologia é responsável por ações preventivas, tratamento, manutenção da dentição e orientação a equipe promovendo a saúde bucal dos educandos.
SECRETARIA
A secretaria é um órgão que tem seu encargo todo a serviço de escrituração, arquivos, documentação da unidade escolar e do educando.
A secretaria estará a cargo da pessoa capacitada para o exercício da função.
O (a) secretário(a) será coadjuvado por auxiliares conforme necessidade.






EQUIPE OPERACIONAL E DE APOIO
A equipe operacional tem por finalidade atender as necessidades inerentes a função. Integram o quadro operacional e de apoio: Serviços Gerais, Atendente, Auxiliar de Atendente e Cozinheira
MARIANA BORGES - AUTODEFENSORA
Foi aluna da Associação Pestalozzi, onde concluiu o 5o Ano do Ensino Fundamental, e hoje em dia é atendida no setor de Fisioterapia.
Ano passado concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Rui Barbosa. Atua como autodefensora, representando nossa instituição e a pessoa com deficiência em congressos e conferências.

